navbar Beatriz

quinta-feira, 29 de março de 2018

Simplificando-me


Olá Olá!


Estou animada de anunciar novidades! É tempo de renovação e eu definitivamente estou precisando de uma.

Ultimamente senti uma necessidade pessoal de me reencontrar, restabelecer minhas prioridades e, inspirada em uma leitura recente*, resolvi me propor um desafio! Antes de explicar mais detalhes, quero apenas falar um pouco dos motivos que me levaram até essa decisão.



POR QUE MUDAR?

Eu tenho trabalhado bastante, comecei vários projetos pessoais (tipo váááááááários mesmo) e estou estudando sobre uma série de assuntos, tanto relacionados à minha vida profissional quanto aos meus interesses e desejos pessoais...



Nos últimos tempos tenho tentado organizar meu ambiente físico, minha rotina, ser mais produtiva, viver de forma mais sustentável, ter hábitos mais saudáveis, dar mais atenção às pessoas que eu amo e ainda várias outras cositas menores. 

E sim, tudo isso é ótimo, fantástico, maravilhoso e pesquisar como fazer essas coisas e implantá-las no meu dia-a-dia está transformando meus pensamentos de uma forma muito interessante... mas eu confesso que senti o peso do tempo demandado, principalmente com todas essa mudanças pessoais acontecendo junto com vários projetos profissionais provenientes de 2 trabalhos diferentes.  

Com tudo acontecendo ao mesmo tempo e ainda muitas ideias na minha cabeça que eu não consigo colocar em prática por faltar tempo, eu estou sentindo que nessa vontade de abraçar o mundo, eu me perdi

Tentei fazer e mudar tudo ao mesmo tempo e comecei a realmente me sentir perdida, sem saber meu real propósito com cada um desses projetos que comecei ou quero começar, com meu(s) trabalho(s), com as minhas atitudes... basicamente com tudo que eu faço. 

Eu percebo meu tempo totalmente ocupado, meus pensamentos sempre preocupados e o cansaço físico, mas com frequência me sinto desanimada por não atingir os resultados que eu gostaria em todas essas frentes que eu decidi desenvolver. 

E me parece que a cada vez que tento dar mais atenção a uma das frentes porque ela está desandando, me sinto em débito com outra que deixei de lado. 

É como se o tempo todo eu me esforçasse muito para chegar em algum lugar, mas com a minha "bússola interna" quebrada, cada hora apontando para um norte diferente. Assim, tenho a impressão de que não consigo nem nunca vou conseguir chegar a lugar algum. 


COMO PRETENDO MUDAR

A questão mais importante de tudo isso é que até agora a cada vez que eu me senti perdida, eu tentei achar as respostas no "mais", como eu fiz a minha vida toda. Afinal, se algo não está funcionando, com certeza é porque falta acrescentar alguma peça, não é mesmo?

Se algo não está dando certo: que tal começar outra ideia do zero? 

Se eu não sei muito bem como fazer algo: preciso fazer um curso, comprar um livro ou me inscrever no workshop sobre o assunto. 

Se eu preciso melhorar minha organização: devo comprar uma agenda nova, um calendário e baixar aquele aplicativo legal que está todo mundo comentando. 

Se eu quero me sentir mais bonita: uma roupa nova, aquele sapato da moda ou uma maquiagem legal devem resolver. 

E por aí vai... 


Mente cheia ou Mente consciente? - Fonte: mallorybecker.com



Claro que todas essas atitudes são muito válidas e, inclusive, importantíssimas para a gente aprender e evoluir... MAS acho que existe uma dose certa, e eu tenho a impressão de que eu ultrapassei essa dose.

Então a partir de agora vou tentar o contrário: com o intuito de deixar para trás o peso que está me deixando lenta e tornar minha vida mais leve, simples e prática, lanço a mim mesma o desafio SIMPLIFICANDO-ME!

A ideia é desapegar e deixar partir tudo que não me serve mais -- físico, mental e emocional -- e assim criar tempo e espaço para descobrir o que realmente é importante para a "Beatriz atual" (quem quer que seja essa pessoa). 

Resumindo: uma limpeza geral!

Como a solução não será o "mais", adianto que vou me comprometer a fazer poucas coisas. 

A ideia é, na verdade, me comprometer a NÃO FAZER algumas coisas e assim conseguir desacelerar, curtir um pouco o que eu já alcancei e dar um tempo para ver os frutos das ações que eu já fiz antes de dar novos passos. 

Quem sabe assim poderei simplesmente pensar um pouco e colocar as ideias no lugar.


ENTÃO VAMOS LÁ...

Ao longo dos próximos 6 meses vou me desfazer de alguns itens pessoais, de casa e arquivos eletrônicos - minha caixa de e-mail é um caos! - e restringir minhas compras e participação em cursos. 

Esse último item pode parecer estranho, mas é super importante pra mim. Tenho uma inclinação a me inscrever em várias aulas e cursos de coisas aleatórias que parecem legais (algumas muito úteis, outras nem tanto) e depois me sentir culpada porque não arrumo tempo para fazer todas as aulas. E, claro, ainda mais culpada por nunca colocar em prática o que aprendi  por, é claro, "falta de tempo"!

Eu passei por um processo de "destralhar" meu armário e a casa há quase 1 ano, quando li o livro "A Mágica da Organização", da Marie Kondo. Depois disso já passei a consumir bem menos também, mas tenho absoluta certeza de que ainda há muitos itens que podem ir embora e simplificar minha vida. Então, assim será.


A restrição de compras e inscrição em novas atividades é para que eu possa observar e selecionar com cautela o que vai entrar na minha vida. 

O objetivo é não cair na armadilha de ocupar o espaço/tempo recém liberado com novas "tralhas". 

E aí, vocês me ajudam a me manter na linha nesses 6 meses? Podem acompanhar e cobrar mudanças por aqui, ok! =)


Mas peraí... Como isso vai funcionar?

Bom, já que a ideia é simplificar, eu preciso de regras diretas e claras para me orientar.


REGRAS DO "DESTRALHAR" / DESAPEGAR

Até 30 de setembro/2018 eu preciso passar por todos os cômodos, armários, estantes, gavetas e etc... da minha casa e por meus arquivos eletrônicos. Sei que tenho várias coisas na casa da minha mãe também, mas nesse momento não vou focar nesses itens (sorry mom!)

Não vou definir ordem nem quantidade para me desfazer das coisas, só preciso me sentir confortável e feliz com o que ficar.

Vou pesquisar opções de doação / descarte para que eu possa dar um destino adequado aos itens que não vão me pertencer mais.

REGRAS DA RESTRIÇÃO DE COMPRAS E ATIVIDADES
De hoje até 30/setembro

1) O que eu não posso comprar:

- Roupas, sapatos, bolsas e acessórios;

- Móveis e utensílios para casa;


- Roupas de cama, toalhas e louças;


- Eletrônicos;


- Livros físicos e revistas;


- Livros digitais (mais do que 2 ao longo dos 6 meses);


- Cadernos, canetas e organizadores para uso pessoal;


- Cursos e workshops online ou presenciais (sério, eu já tenho uns 4 em aberto que ainda nem consegui começar);


2) O que eu posso comprar:

- Consumíveis em geral (alimentos e bebidas, medicamentos, suplementos, etc);

- Produtos de higiene pessoal e cosméticos (ou insumos para produzir meus próprios produtos), desde que sejam reposição de itens que eu já tenho e estão acabando;


- Produtos de limpeza (ou insumos para fazer meus próprios produtos);


- Organizadores para casa (ganchos, pregos, parafusos, caixas, divisórias, etc) e materiais de jardinagem;


- Insumos ou ferramentas de trabalho;


- Livros digitais (para kindle): limitado ao total de 2 ao longo dos 6 meses;


- Presentes para outras pessoas, exceto para o marido (para evitar enganações do tipo "nossa, meu marido precisava tanto de uma batedeira nova!");


- Serviços (corte de cabelo, faxina, podóloga, aulas de yoga, academia, etc);


- Reposição de qualquer item da lista (1), desde que o item estrague/não tenha mais condições de uso;


3)Lista de Exceções:

- 2 conjuntos de talheres portáteis que não sejam de metal: vou precisar para evitar usar descartáveis na minha viagem de férias. Os talheres de metal que carrego comigo atualmente não passarão pela segurança do aeroporto.

- Lembranças de viagem (limitado a 2 itens): vou para um lugar do qual gostaria de trazer algumas pequenas recordações, por isso vou abrir uma exceção, mas limitar a quantidade de itens que posso trazer;


- 1 chapéu: preciso de um chapéu de aba grande para evitar usar muito protetor solar na praia, mas ainda não consegui encontrar um que tenha me encantado. Vou procurar, e quando eu achar, estará liberado.




Voltarei para contar como isso vai se desenrolar...

E aí, alguém mais anima de simplificar a vida?
;) ;) ;)



*O livro que inspirou esse desafio é o "The Year of Less", de Cait Flanders. Em uma tradução livre, o título é algo como "O Ano do Menos". Ainda nem terminei de ler, mas já me inspirou muito! Não aguentei esperar chegar no final para lançar meu próprio desafio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feiras Orgânicas - GRANDE VITÓRIA - ES

Olá Olá, Vamos falar de alimentação saudável , sustentabilidade e desenvolvimento da economia local no mesmo post? Colocando assim, a...