navbar Beatriz

sábado, 19 de maio de 2018

Simplificando-me: 50 dias

Olá,

Depois de 50 dias do Simplificando-Me e uma viagem de férias que desacelerou o processo de destralhar a casa e -- felizmente 🙌 -- desacelerou também minha mente e meu corpo, eu continuo muito animada com esse desafio que decidi encarar.

PAZ!
--------------------------------------------------------
Nº de dias no desafio Simplificando-me: 50
Nº de itens que saíram de casa: 29
Nº de itens preparados para sair de casa: 66
Animação com o desafio: 90%
$ extra: R$121,00
---------------------------------------------------------

ATUALIZAÇÃO DO "DESTRALHAR"

Entre o último post e esse eu me envolvi apenas na análise dos itens dos banheiros. 

Para isso, retirei tudinho de dentro dos armários e gavetas e só tenho uma palavra para descrever minha reação ao me dar conta da quantidade de coisas que vi: choque! 


Eu sabia que tinha muita coisa porque há tempos que eu "empurro com a barriga" o descarte de alguns itens que nunca soube muito bem como tratar¹. 

Só que mesmo sabendo que eu tinha acumulado diversos itens, ainda assim foi uma enorme surpresa ver os produtos ocupando praticamente todo o chão da minha sala

Como se não fosse suficiente, ainda fiquei mais perplexa quando separei, dentre o mar de cosméticos, prendedores de cabelo, necessaires, curativos, medicamentos e embalagens quase vazias, a meia dúzia de itens que eu realmente uso no dia-a-dia




Depois do susto, enfim separei muitas embalagens, cosméticos e medicamentos vencidos para descarte e alguns itens em boas condições, que vão para doação. 

Ao tirar tudo que não tinha mais utilidade para mim, finalmente consegui deixar os armários e gavetas dos 2 banheiros daqui de casa bem mais enxutos e organizados. Fico até orgulhosa de olhar para eles agora!

Ainda não descartei nem entreguei para doação o que foi separado, mas fica a promessa de que não vou deixar nada disso voltar para os armários! Vou pesquisar o descarte menos danoso possível, mas dessa vez não vou ficar apegada ao "descarte perfeito" e continuar guardando os itens até descobrir como fazer isso.  Até porque o "descarte perfeito" teria sido não comprar coisas que eu não ia usar, mas isso eu só percebi tarde demais.

O que infelizmente virou lixo vai servir de lembrete para eu pensar melhor antes de comprar algo daqui em diante, mas não tenho mais motivos para deixar essas coisas ocupando espaço na minha casa.




ATUALIZAÇÃO DA RESTRIÇÃO DE COMPRAS

Nesse tempo tive o primeiro contato real com a restrição: olhei, pensei, quis comprar e não pude! 

Foram 4 vezes e em nenhuma delas me peguei pensando em abandonar o desafio, mas confesso que me peguei tentando achar brechas nas minhas próprias regras para encaixar meus desejos em alguma categoria permitida. 

Em cada uma das vezes, em determinado momento eu me dei conta que eu estava tentando enganar a mim mesma! Foi exatamente quando decidi que realmente eu não poderia nem deveria comprar tal item. 

Então, com um certo sentimento de que eu estava deixando passar "uma oportunidade maravilhosa", deixei a compra pra lá. 

Uma coisa interessante que percebi é que na hora em que a vontade surge, não comprar é um grande esforço, mas depois que passa um tempo eu nem lembro mais do item.

Por outro lado, dentre os 3 itens da minha lista de exceções -- todos relacionados à minha viagem de férias -- só as 2 lembranças do meu destino de viagem foram compradas. 

O chapéu e os jogos de talheres não foram comprados simplesmente porque não achei itens que fossem do jeito que eu queria. 

Felizmente o chapéu que eu já tinha, mesmo com aba pequena, deu conta de me proteger do sol e não precisei exagerar muito no protetor solar. 

Os talheres também não fizeram muita falta, já que em Cuba não nos ofereceram talheres descartáveis nenhuma vez (💚). O "garfolher", que eu também já tinha mas não é o mais adequado para refeições completas, só precisou ser usado no aeroporto e deu conta do recado.


Recordações: CD de grupo local e um ímã de geladeira

ATUALIZAÇÃO DA RESTRIÇÃO DE INSCRIÇÕES EM CURSOS/WORKSHOPS

Essa restrição ficou mais fácil nesse período! Acessando menos informações de cursos na primeira quinzena do desafio e ficando offline² uma boa parte do tempo nesse segundo período, eu fui bem menos bombardeada de tentações.

Apesar disso, confesso que quase quebrei a regra uma vez. 

Ao visitar o blog da Cait Flanders (sim, exatamente a autora do livro que inspirou o Simplificando-Me), automaticamente cliquei no botão de inscrição ao me deparar com o anúncio de uma roda de conversa online que ela iria realizar. 

Foi realmente automático, simplesmente fiz sem nem perceber. Mesmo com a inscrição feita, decidi não participar do evento para não quebrar o desafio! =/

OUTRAS CONSIDERAÇÕES

Falando de férias e viagens, apenas para constar: eu não poderia ter escolhido um destino melhor do que CUBA para essa minha atual fase.

Que país lindo e interessante... e como me fez e ainda está me fazendo refletir sobre o nossos padrões de consumo, reais necessidades e, enfim, sobre a vida! Além disso, ser "obrigada" a me desconectar um pouco do mundo virtual me fez um bem danado.

Vou deixar para outro dia contar como foi viajar para lá com restrição alimentar e tentando evitar lixo e aproveito para falar dessas reflexões, mas que essa ilha mexeu comigo... ah, disso vocês podem ter certeza!


;)

1 - Vou falar mais sobre como fazer o descarte correto nos próximos posts porque esse é um assunto que vai render. 

2 - A internet em Cuba é disponibilizada apenas em alguns pontos das cidades e para os turistas o acesso é um pouco caro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feiras Orgânicas - GRANDE VITÓRIA - ES

Olá Olá, Vamos falar de alimentação saudável , sustentabilidade e desenvolvimento da economia local no mesmo post? Colocando assim, a...