navbar Beatriz

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Picolé Panetone

Oi Pessoal!!!

O Natal já está aqui...e o calor também! Então o que acham de sentir o sabor mais famoso do Natal em algo refrescante? Sim, picolé de panetone foi a solução que encontrei para resolver essa questão! Olhem só que fácil é a receita.



Picolé Panetone

Ingredientes:
Para a Base
- 50g de leite de coco em pó + 200 ml de água morna OU 200 ml de leite de coco*
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 2 damascos secos grosseiramente picados
- 3 nozes grosseiramente picadas
- 1 e 1/2 colher de chá de essência de panetone (encontrada em lojas de confeitaria)

Picados em pedacinhos pequenos:
- 25g de damasco seco
- 25g de uva passa
- 10g de nozes

* Eu usei um pacote (50g) do leite de coco em pó da marca La Violetera + 1 xícara(200ml) de água morna. De acordo com a embalagem, o modo de hidratar para fazer o leite de coco "líquido" é usar exatamente essa proporção para fazer 200ml de leite de coco, então tudo indica que funciona com o leite de coco do vidrinho ou caseiro também, mas não testei ainda. O que pode acontecer se o leite de coco usado for mais "aguado" é a textura do picolé ficar menos cremosa e parecendo mais um gelo ou uma raspadinha.

Modo de Fazer:
Bater todos os ingredientes para a base no liquidificador e transferir para uma tigela. Acrescentar as frutas secas e nozes picadas e misturar bem. Transferir para as forminhas de picolé e levar ao freezer por, no mínimo, 4h.


Rendeu 6 forminhas pequenas de picolé (usei umas de plástico da marca plasútil que vende no supermercado e são bem pequenininhas) e sobrou ainda um restinho de nada.

Pode usar outras frutas secas e oleaginosas, fica a gosto de cada um! E se você não encontrar essência de panetone, pode usar 1 colher de chá de essência de baunilha + 1/2 colher de chá de rum ou conhaque (se for fazer para crianças, apenas exclua essa parte), não vai ficar exatamente com o sabor de panetone, mas fica muito gostoso também.

Espero que vocês tenham gostado e desejo a todos um maravilhoso Natal! Aproveitem para celebrar com as pessoas queridas e agradecer tudo de bom que aconteceu nesse ano.

=)

P.S: O leite de coco em pó da marca La Violetera contém caseinato de sódio, então alérgicos à proteína do leite não devem utilizá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feiras Orgânicas - GRANDE VITÓRIA - ES

Olá Olá, Vamos falar de alimentação saudável , sustentabilidade e desenvolvimento da economia local no mesmo post? Colocando assim, a...