navbar Beatriz

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Mousse de Chocolate Fácil

Mousse de chocolate sempre foi uma das minhas sobremesas favoritas e quando eu descobri a IL pensava que seria algo que eu nunca mais comeria sem ter que lidar com os resultados desagradáveis, afinal todo aquele creme de leite e leite condensado não é o que podemos chamar de ingredientes ideais para um intolerante a lactose, não é mesmo?

Acontece que com um pouquinho de pesquisa descobri que as coisas mais gostosas da vida podem (e devem) ser simples! A verdade é que há uma receita tradicional e antiga de mousse de chocolate não tem todos esses derivados de leite, pois leva apenas dois ingredientes: chocolate e clara de ovo! O que quer dizer que só precisei escolher um bom chocolate que não contém lactose, e voilà...mousse perfeito, delicioso e totalmente seguro! Para que seja sem glúten, sem traços de leite, sem soja, sem açúcar e etc é só escolher um chocolate que atenda essas condições, pois o único ingrediente além do chocolate é o ovo. Eu usei o chocolate meio amargo da Harald Melken, que contém traços de leite, pois acho que tem um bom custo x benefício já que eu não tenho problemas com os traços, mas fica totalmente a critério de cada um usar seu chocolate favorito.

A receita dá para fazer até de olhos fechados de tão simples, mas há alguns cuidados que devem ser tomados para garantir a segurança alimentar, já que as claras entram cruas nessa receita. Bora parar de enrolar e fazer essa receita porque ela, sem dúvida, já entrou para a minha lista de favoritas.

Mousse de Chocolate Fácil


Ingredientes:
- 260g de chocolate em barra sem lactose
- 4 colheres de sopa de clara de ovo desidratada (em pó) + 16 colheres de sopa de água OU 140g de claras pasteurizadas
- Opcional: açúcar a gosto

ATENÇÃO: O uso da clara pasteurizada (em pó ou a que vem em uma caxinha tetrapak) é muito importante pois as claras não serão cozidas nessa receita. Você até pode optar por usar as claras in natura, mas aí fica por conta e risco de cada um já que a utilização de ovos crus sempre apresenta o risco de contaminação por salmonela.

Modo de Fazer:
Bater as claras em neve com uma pitada de sal até ficarem bem firmes. Caso opte por adoçar, acrescente o açúcar nesse momento e bata mais um pouco para incorporar às claras.
Picar e derreter o chocolate em banho-maria.
Ainda com a panela do chocolate sobre a água quente (do banho-maria), acrescentar as claras em neve aos poucos e incorporar delicadamente, até formar um creme homogêneo.
Colocar em potinhos e levar à geladeira por, pelo menos, 2 horas.
Está pronto e aposto que será sucesso com a família inteira!


Algumas observações relevantes:

1. A proporção que eu gostei foi essa de 60g de chocolate para cada clara de ovo (que tem em média 35g e equivale a 1 colher de sopa de clara em pó + 4 colheres de sopa de água), mas pode alterar um pouco dependendo da textura que cada um preferir, sendo que: 

+ chocolate = mousse + consistente/firme
+ clara = mousse + mole e aerada

2. A clara de ovo em pó tem um sabor levemente salgado, não sei exatamente o porquê, então se você optar por usar um chocolate pouco doce (um chocolate acima de 60% cacau, por exemplo) pode ser necessário acrescentar um pouco de açúcar para dar a cara de sobremesa que uma mousse merece.

3. Sobre adição de açúcar: depende do chocolate que você está usando e do quão doce você quer que sua mousse fique. Particularmente, fiz usando o chocolate meio amargo da Harald e achei que ficou perfeito sem acrescentar nada açúcar, mesmo utilizando as claras em pó, mas quando fiz usando o chocolate amargo da mesma marca (54% cacau), adicionei 2 colheres de sopa de açúcar e ficou também maravilhoso!

4. Ao incorporar as claras em neve ao chocolate derretido, se o chocolate começar endurecer muito e isso dificultar que você continue mexendo, aqueça novamente a água do banho-maria. Um pouquinho mais de calor ajudará nesse processo.

Para quem não conhece as claras pasteurizadas, ambos formatos (pó e caixinha) são vendidos por várias marcas e é comum encontrá-las em lojas artigos de confeitaria e de suplementos (clara de ovo é muito rica em proteína!). Lembrando que a clara da caixinha tem que ser mantida refrigerada e depois de aberta precisa ser consumida em até 3 dias.


=)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feiras Orgânicas - GRANDE VITÓRIA - ES

Olá Olá, Vamos falar de alimentação saudável , sustentabilidade e desenvolvimento da economia local no mesmo post? Colocando assim, a...