navbar Beatriz

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Bolo de Festa (massa de Pão de Ló)

Olá Olá!

Semana passada foi meu aniversário e como é muito chato comemorar aniversário sem bolo, eu resolvi fazer meu próprio bolo 100% sem lactose e sem glúten.

Usei uma receita de massa de pão de ló que antigamente eu fazia com farinha de trigo, mas que se adaptou muito bem à mistura de farinhas sem glúten e para o recheio usei uma camada de mousse de chocolate (tem a receita aqui) e uma camada do doce de leite zero lactose da marca Bom Princípio (falei sobre ele aqui). Ainda teve uma calda de leite de coco para deixar a massa bem molhadinha e uma ganache de chocolate para cobrir. O resultado foi simplesmente delicioso! Todo mundo que comeu gostou, então vamos às receitas.




Pão de Ló

Ingredientes:
- 250g de açúcar refinado
- 360g de ovos (uns 6 a 8 ovos dependendo do tamanho)
- 80ml de água
- 300g da mistura de farinha sem glúten da Aminna (foi a marca que usei, mas creio que funcione com outras marcas ou até misturas caseiras) -- Quem não tem problema com glúten pode usar a mesma quantidade de farinha de trigo.

Para que o bolo desenforme inteiro e seja possível recheá-lo e decorá-lo, o ideal é que seja usada uma assadeira que solte o fundo.

Modo de Fazer:
Untar a forma (a minha foi redonda, com aprox. 25cm de diâmentro) com margarina ou gordura vegetal e forrar o fundo com papel manteiga. É importante deixar a forma pronta logo no início, pois a massa de pão de ló é muito sensível e o ideal é que assim que ficar pronta seja colocada na assadeira e vá para o forno.
Bater em uma batedeira os ovos, açúcar e água até que se forme um creme grosso que não tem cheiro de ovo e que ao pegar o creme com uma colher e vira-la de lado, o creme não cai facilmente.
Diminuir a velocidade da batedeira e acrescentar aos poucos, mas rapidamente, o mix de farinha previamente peneirado.
Levar para assar em forno baixo (160ºC - 180ºC) até que esteja dourado e ao tocar o centro do pão de ló, a massa "volte" para cima, não deixando fundo o local que foi pressionado. Aqui em casa demora cerca de 45 minutos, mas o tempo de forno pode variar muito, por isso é importante ficar de olho na "cara" do pão de ló mais do que no relógio.
Após assado, desligue o forno e deixe o pão de ló lá dentro, com a porta entreaberta, até esfriar completamente.


Calda de Leite de Coco

Ingredientes:
- 100 ml de leite de coco
- 50g de açúcar
- 100 ml de água

Modo de fazer:
Levar todos os ingredientes ao fogo até levantar fervura.
Deixar esfriar antes de usar.

Ganache de Chocolate

Ingredientes:
- 500g de chocolate em barra sem lactose
- 100ml de leite de coco

Modo de fazer:
Derreter o chocolate (em banho-maria ou no microondas)
Acrescentar o leite de coco e mexer bem
Levar à geladeira por cerca de 30 minutos
Bater na batedeira por uns 5 minutos

Essa ganache fica macia fora da geladeira, fácil de espalhar no bolo, mas quando permanece na geladeira fica bem dura, como uma casquinha de bombom. Uma delícia!

Recheios

Mousse de chocolate: Fiz a receita de mousse de chocolate fácil (está aqui) aumentando a quantidade de chocolate para 300g e usando 5 claras (sempre pasteurizadas!!!) É a mesma proporção, só aumentei a receita para ficar com bastante recheio.

Doce de leite: Usei um pote inteiro (400g) do doce de leite zero lactose da Bom Princípio (comentei sobre ele aqui). Embora seja um doce bem cremoso, eu levei ao fogo por cerca de 8 minutos, sempre mexendo, para deixá-lo mais duro e ele "aguentar" o peso do bolo sem ficar saindo muito pelas laterais. 



Eu usei uma camada do doce de leite zero lactose feito com leite de origem animal, mas o bolo poderia perfeitamente ter duas camadas de mousse de chocolate e ser totalmente isento produtos lácteos.

Montagem

- Cortei o bolo em 3 camadas e fiz toda a montagem de volta dentro da própria forma.
- Coloquei a primeira camada (o "fundo" do bolo assado, pois é mais liso e acho que fica melhor para ser o topo do bolo quando vira no prato no qual será servido), molhei com um pouco da calda de leite de coco e espalhei a mousse de chocolate com a ajuda de uma colher, tomando o cuidado de deixar a camada com a mesma espessura em todo o bolo.
- Coloquei a segunda camada, molhei com um pouco mais da calda e espalhei o doce de leite zero lactose com a ajuda de uma colher com as "costas" umedecida em água, pois o doce de leite gruda e fica difícil espalhar se não fizer dessa forma.
- Umedeci a última camada pelo lado "branco" (o meio do bolo, que não tem a casquinha dourada) e, com muito cuidado, coloquei-a finalizando o bolo, deixando a parte dourada para fora.
- Cobri o bolo com plástico filme para não ressecar e deixei descansar na geladeira enquanto preparava a ganache. Pode deixar mais tempo, até de um dia para o outro na geladeira, só não é legal desenformá-lo logo depois de montar.
- Após desenformar, cobri o bolo com a ganache de chocolate e alisei com uma espátula. Fiz uma graça com o bico de confeitar só para ficar bonitinho e salteei castanhas do pará picadas e raspas de chocolate.

Para quem gosta de bolo com menos bolo e mais recheio, uma opção é fazer 2/3 da receita do pão de ló e manter os demais itens. Testei assim e olhem que tentação que ficou...


Esse bolo deve ser guardado em geladeira para manter suas características e estrutura. 

Espero que vocês tenham gostado. Fazer uma bolo de aniversário demanda um pouquinho mais de tempo e planejamento do que um bolo simples, mas vale a pena poder comemorar sem medo de ser feliz!

=)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feiras Orgânicas - GRANDE VITÓRIA - ES

Olá Olá, Vamos falar de alimentação saudável , sustentabilidade e desenvolvimento da economia local no mesmo post? Colocando assim, a...