navbar Beatriz

sábado, 29 de agosto de 2015

Pastinha de Grão de Bico com Cenoura

Olá!!!

Uma das maiores dúvidas dos intolerantes sempre é o que passar no pão já que a maioria acaba abrindo mão da manteiga, queijo e requeijão. Eu confesso que como sou formiguinha fã de geleia, esse nunca foi um grande problema pra mim, ainda assim quando a vontade é de comer algo salgado, as alternativas diminuem e é hora de ser criativo. Essa pastinha é uma ótima opção, que além de saborosa é super do bem, com grão de bico e cenoura. Pode comer no café da manhã, no lanchinho da tarde e até servir pros amigos como petisco. =) 



Pastinha de Grão de Bico com Cenoura

Ingredientes:
- 1/2 xícara de grão de bico (deixei de molho por cerca de 12h antes de cozinhar)
- 1 cenoura média
- 2 colheres de sopa de azeite
- Folhas de hortelã - cerca de 10
- Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Fazer:
Após deixar o grão de bico de molho, cozinha-lo com um pouquinho de sal até que esteja macio - eu usei uma panela comum e cozinhei por 40 minutos, mas em uma panela de pressão o processo é mais rápido.
Cozinhe a cenoura por cerca de 10 minutos. Se você estiver usando uma panela comum para cozinhar o grão de bico, simplesmente adicione a cenoura nos 10 minutos finais.
Escorra o grão de bico e cenoura e reserve a água do cozimento.
Em um processador de alimentos, coloque o grão de bico, a cenoura, a hortelã, o azeite e 1/4 de xícara da água de cozimento que ficou reservada. Ao bater e formar a pastinha, vá adicionando mais água até atingir a consistência de sua preferência - eu usei no total 1/2 xícara.
Verifique o sal e se necessário adicione mais, adicione também a pimenta do reino e bata mais um pouquinho, apenas para misturar.

Dessa vez servi com "chips" de tapioca, que é simplesmente uma tapioca feita bem fininha, que deixo tostar bem para ficar firme e corto em triângulos. Com torradinhas ou no pão tradicional mesmo também fica perfeito.

É simples, prático, saboroso e saudável! O único trabalhinho é lembrar de colocar o grão de bico de molho com alguma antecedência, o resto é só alegria!

=)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feiras Orgânicas - GRANDE VITÓRIA - ES

Olá Olá, Vamos falar de alimentação saudável , sustentabilidade e desenvolvimento da economia local no mesmo post? Colocando assim, a...