navbar Beatriz

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Leite Condensado de Coco

O leite condensado é praticamente o Santo Graal do intolerante a lactose e do alérgico à proteína do leite. E por incrível que pareça, ele é facílimo de fazer

A parte mais difícil é arrumar tempo e disposição porque apesar de fácil, demora um tiquinho para ficar pronto.

Aqui usei leite de coco como base, mas tem como fazer leite condensado a partir de outros leites vegetais também.

Leite Condensado de Coco




Ingredientes:

- 500ml de leite de coco
- 1 xícara de açúcar cristal ou demerara
- Disposição pra ficar com a barriga no fogão
- Tempo

Modo de Fazer:

Em uma panela larga e alta, coloque o leite de coco e o açúcar, misture e leve ao fogo baixo.

Acrescente o tempo e a disposição para ficar com a barriga no fogão e mexa até que a mistura seja reduzida pela metade, o que demora cerca de 25 a 30 minutos para essa quantidade e leite.

É importante mexer sempre para não queimar nenhuma parte.

Está pronto! \o/

Você pode deixá-lo mais mole, como é o leite condensado que compramos pronto (é o ponto de 25 minutos, que aparece no vídeo abaixo) ou um pouco mais consistente, que ponto quase de um brigadeiro de colher (ponto de 30 minutos, no vídeo). 

Ele tem um sabor de coco sim, mas não é muito forte e fica muito gostoso. Dá para fazer brigadeiro, beijinho, usar nas receitas mais variadas e no que mais parecer bom. =D

Alguns pontos de atenção:

  • O tamanho da panela é realmente importante, pois se ela for pequena a mistura vai subir e derramar. Falo por experiência própria: você não vai querer que isso aconteça!  Se você perceber que o leite está subindo, abaixe o fogo. Se já estiver no fogo mínimo, retire a panela do fogo por algum tempo.
  • Não use o leite de coco light. Ele é mais ralo e o ponto não fica tão legal. Com o leite de coco comum industrializado deu certo todas as vezes que fiz.
  • Para usar leite de coco caseiro, é muito importante faze-lo beeeem grossinho. Usando o leite caseiro eu ainda não consegui acertar o leite condensado 100% das vezes, ainda caio no problema de nem sempre dar ponto. Mas vale a pena tentar, o sabor de coco fica mais suave usando leite caseiro. Prometo que assim que eu achar o método e as medidas para preparar o leite de coco ideal para usar nessa receita, eu coloco aqui.
  • Depois que esfria, o leite condensado engrossa mais, então tire do fogo um pouco antes dele chegar no ponto que você deseja.

Um vídeo para ajudar mostrar o ponto que fica.




Hoje também já temos, felizmente, algumas opções de leite condensado zero lactose industrializados. 

Ainda assim, para quem não se dá bem com os produtos com adição de enzima lactase ou para quem é alérgico, sobra nas prateleiras só o leite condensado de soja mesmo.

Particularmente, não sou muito fã do leite condensado de soja. Acho o sabor muito forte e pra mim são poucas as preparações que ficam realmente gostosas com ele. 

Por isso virei fã dessa receita!

=)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feiras Orgânicas - GRANDE VITÓRIA - ES

Olá Olá, Vamos falar de alimentação saudável , sustentabilidade e desenvolvimento da economia local no mesmo post? Colocando assim, a...