Analytics

domingo, 21 de dezembro de 2014

Biscoito Champagne

O Natal está chegando e não tive tempo de fazer panetone, maaaaas deu tempo de fazer esses biscoitos champagne (ou champanhe, para quem preferir). Eu não sei muito bem porque, mas esses biscoitos tem cara de Natal para mim. 

A receita é super rápida e usa ingredientes que normalmente temos em casa. Mamão com açúcar, minha gente!

Biscoitos Champagne

Biscoitos champagne com farinha de trigo integral


Ingredientes:
- 3 ovos - separar as claras das gemas
- 150g de açúcar (usei demerara batido no liquidificador para ficar fino)
- 150g de farinha de trigo (usei integral, mas pode usar a branca) OU farinha preparada sem glúten*

*A farinha preparada sem glúten que usei foi:
- 3 xícaras de farinha de arroz  (para essa receita: 2/3 de xícara ou cerca de 110g)
- 1 xícara de fécula de batata  (para essa receita: 2/9 de xícara ou cerca de 30g)
- 1/2 xícara de polvilho doce  (para essa receita: 1/9 de xícara ou cerca de 10g)

Eu fiz a farinha a mais porque dá para guardar em um pote fechado e usar quando precisar, mas se você for fazer especificamente para essa receita, use as medidas entre parênteses, o único problema é que não fica muito fácil medir quantidades pequenas assim.


Modo de Fazer:
Cubra uma forma com papel manteiga, unte e enfarinhe por cima do papel e deixe reservada. Só untar também funciona, embora seja um pouco mais trabalhoso tirar os biscoitos da assadeira nesse caso.
Bata as gemas com 1/3 do açúcar (50g) até clarearem. Se você estiver usando açúcar branco a mistura deve ficar quase branca, mas com o açúcar demerara isso não vai acontecer e a mistura vai ficar com um tom marrom claro, parecido com a cor do açúcar.
Em outro recipiente, bata as claras em neve com os 2/3 de açúcar restantes (100g). Em seguida, junte as duas misturas e mexa delicadamente, incorporando uma à outra.
Peneire a farinha e adicione à mistura de ovos com açúcar. Incorpore delicadamente até ficar uma mistura uniforme.
Coloque a mistura em um saco de confeitar, com um bico de abertura grande (a receita original pedia um perlê - que é aquele que é só uma bolinha, mas usei um pitanga e deu certo) e faça bastões, ou o formato que preferir, sobre o papel manteiga.
Polvilhe açúcar por cima (usei o demerara "cristal" mesmo porque gosto do crocante que fica), espere 10 minutos e polvilhe açúcar novamente.
Leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 10 a 15 minutos, até os biscoitos ficarem com as bordas bem douradas.


Vejam que ficam mais escuros por causa da farinha integral

Tanto a versão integral quanto a sem glúten ficaram com sabor muito parecido com os biscoitos comprados prontos. Os meus só não ficaram tão duros quanto os industrializados, mas ficaram crocantes o suficiente. O que percebi é que se assar pouco eles ficam mais moles, então tem que deixar ficar bem douradinho mesmo para ficar crocante.

Versão Sem Glúten

Tenho uma forte suspeita de que essa leva de biscoitos não irá durar até o Natal e terei que fazer mais...

=)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...