navbar Beatriz

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Naked Cake de Cenoura com Ganache de Chocolate

Oi Pessoal,

Estou sumida e nesse tempo de sumiço fiquei mais velha sábia! Na última semana foi meu aniversário e para comemorar claro que eu fui forçada pelo destino a fazer bolo, né!

Embora eu esteja firme e forte no meu desafio para fazer a endoscopia, eu optei por fazer o bolo sem glúten, além de sem leite, porque ainda não estou enfiando o pé na jaca glutenosa não, estou tentando consumir pequenas porções várias vezes ao dia.

O jeitinho delicado para fazer a decoração ficar bonita mandou só lembranças, mas no quesito sabor o bolo foi um sucesso!

Naked Cake de Cenoura com Ganache de Chocolate

Naked Cake de Cenoura com Ganache



Massa

Fiz a massa do Bolo de Cenoura Fofinho usando açúcar demerara, que bati no liquidificador para ficar mais fino. 
Dividi em 3 partes e assei no forno a cerca de 180°C em assadeira redonda de 15x7 com fundo removível. Uma camada de cada vez  porque só tinha uma assadeira, minha gente!

Algumas dicas para assar o bolo em partes e facilitar a retirada das camadas sem danificá-las:

- Divida a massa do bolo antes de adicionar o fermento e acrescente 1/3 da quantidade de fermento indicada na receita em cada parte imediatamente antes de assar. Não acrescente o fermento na massa que vai ficar esperando para ir ao forno! Isso é importante porque se o fermente começar agir antes da hora o resultado não é legal.

- Cubra o fundo e as laterais da forma com papel manteiga: corte um círculo para cobrir o fundo e tiras ligeiramente mais altas do que a assadeira para as laterais, unte a forma (usei o creme vegetal Delícia Canola, que não contém lactose), coloque o papel manteiga e unte novamente. Isso facilita muito desenformar o bolo sem fazer estragos.


Camadas em andamento

Como usei uma forma pequena, uma receita do bolo de cenoura fofinho foi suficiente para as 3 camadas, mas se for fazer um bolo maior, avalie qual quantidade você vai precisar.

Ganache de Chocolate
Esse ganache fica bem durinha. Escolhi fazer dessa forma porque queria um recheio que sustentasse bem o peso do bolo mesmo fora da geladeira. Acho que bolo de cenoura não tem cara de bolo gelado! O recheio ficou sólido mesmo, como se fosse um pedaço de chocolate, só que macio ao morder. Se quiser deixar mais molinho, pode acrescentar mais leite de coco.

Ingredientes:
- 200g de chocolate amargo (usei um mix de 60%, 70%  um pouquinho de um 100% cacau)
- 2 colheres de sopa de biomassa de banana verde (batida com uma colher de sopa de água morna) - se não tiver biomassa, aumente a quantidade de leite de coco em 3 colheres de sopa.
- 5 colheres de sopa de leite de coco
- 1 colher de sopa de mel


Usei um mix desses 3 chocolates

Modo de fazer:
Derreter o chocolate no microondas ou em banho-maria. Acrescentar os demais ingredientes e misturar bem.
Como essa ganache fica beeeeem consistente, caso ela esteja fria e muito dura para espalhar no bolo na hora que for rechear, coloque no microondas por cerca de 5 segundos para que ela fique mais líquida e facilite o trabalho.

Calda de chocolate
Ingredientes:
- 3 colheres de sopa de chocolate em pó
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 3/4 de colher de sopa de creme vegetal (usei a Delícia Canola)
- 2 colheres de sopa de água

Modo de fazer:
Levar todos os ingredientes ao fogo, misturando bem. Após levantar fervura, mexer por cerca de um minuto e tirar do fogo.
É necessário usá-la ainda quente, pois ela fica durinha depois de fria.

Decoração
Separei cerca de 4 colheres de sopa da ganache de chocolate utilizada no recheio, acrescentei 3 colheres de sopa de água e misturei bem. Dessa forma, a ganache ficou ainda bem consistente, mas macia o suficiente para usar no bico de confeitar.

Montagem
- Cortei os topos abaulados das duas camadas de bolo que iriam ficar na parte de baixo e mantive apenas uma camada intacta para usar no topo.
- Coloquei a primeira camada no prato usado para servir o bolo. Espalhei metade do ganache (usei o truque de aquecer no microondas porque fiz no dia anterior a montagem do bolo). Segunda camada de bolo e recheio foram feitas da mesma forma.
- Por cima da última camada de bolo espalhei a cobertura ainda quente, preenchendo primeiro o centro e depois espalhei com cuidado nas laterais para que a calda escorresse apenas em alguns pontos.


Bora comer?

Gostaram do resultado? A julgar pela velocidade na qual ele foi consumido aqui em casa, acho que o pessoal gostou bastante! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feiras Orgânicas - GRANDE VITÓRIA - ES

Olá Olá, Vamos falar de alimentação saudável , sustentabilidade e desenvolvimento da economia local no mesmo post? Colocando assim, a...