navbar Beatriz

domingo, 5 de outubro de 2014

Curso de Panificação, Confeitaria e Salgados sem Laticínios e sem Glúten (Chef Carla Serrano)

Pessoal,

O mês de setembro foi recheado de oportunidades de aprendizado para mim. Tive a chance de fazer, em dois finais de semanas seguidos, dois cursos de culinária que há muito tempo queria fazer e não conseguia conciliar com meus horários e locais de trabalho.

Hoje vou contar como foi um deles, o "Curso de Panificação, Confeitaria e Salgados sem Glúten e sem Laticínios" ministrado pela chef Carla Serrano em BH.

Delícias preparadas no curso com a Chef Carla Serrano


Antes vou voltar um pouquinho no tempo: eu participei do workshop da chef Carla Serrano no COINE 2014, no início desse ano no Rio de Janeiro. Foi logo que comecei me aventurar na cozinha sem glúten, além do sem leite e derivados, e fiquei encantada com as preparações demonstradas lá. Desde então comecei visitar seu blog (www.chefcarlaserrano.com), que tem muitas informações e receitas interessantes, com mais frequência e fiquei acompanhado a agenda de cursos pelo facebook e instagram. Quando finalmente apareceu essa oportunidade de um curso em BH no final de semana, logo me inscrevi.

Como foi um intensivão, foram 12 horas seguidas em um sábado: super cansativo, mas valeu a pena cada pedacinho de batata da perna dolorido! Além de uma parte teórica bem ampla sobre a cozinha sem glúten, função dele em cada preparo, substituições, contaminação cruzada, diferenças entre alergias e intolerâncias e boas práticas de higiene na cozinha, preparamos, em duplas, cada receita ensinada, sob o olhar atento e orientações da chef. Além do aprendizado enorme, foi muito divertido! Até aproveito para parabenizar também a organização, feita pela Seleve, que trouxe o curso para BH, escolheu um lugar lindo e montou tudo com muito cuidado e carinho.

Torta de figo turco com nozes

Nesse curso especificamente aprendemos a preparar:
- Torta de figo turco com nozes
- Bolo recheado com creme de biomassa de banana verde com cacau e avelã e cobertura de merengue de mel
- Focaccia com tomate seco e manjericão
- Rosca de batata com gergelim
- Pão australiano
- Coxinha assada
- Muffins salgados

Pão australiano antes de depois do forno

E minha gente, vou ser bem sincera, fica até difícil escolher um favorito, tudo ficou muito gostoso!
A chef Carla Serrano é muito atenciosa e explicou bastante sobre as técnicas, o passo-a-passo das receitas e deu várias dicas. Ela até ensinou a gente a fazer umas gracinhas com o bico de confeitar. Além de ter muito conhecimento e experiência para passar, ela é muito simpática e deixa o curso super agradável! Apesar das 12h, a turma não perdeu a animação por nenhum minuto. =)

Bolo!!! Prato sujo porque só lembrei de tirar foto do pedaço quando fui repetir =P


As receitas são exclusivas do curso então elas não vão aparecer por aqui, mas para as pessoas que gostam de cozinhar e tem interesse (por qualquer que seja o motivo) em gastronomia sem glúten e sem leite indico com toda certeza fazer o curso, porque além das receitas deliciosas, as técnicas e as dicas vão aumentar as chances das próximas aventuras e invenções na cozinha funcionarem! =P


Os cursos acontecem com frequência em São Paulo e esporadicamente em outras cidades. As receitas que são ensinadas podem variar. Vale a pena ficar ligado na agenda.


Muffins salgados e Coxinhas

Podem ficar com água na boca com as fotos, os quitutes estavam deliciosos mesmo e me acabei de comer! Mua-ha-ha (isso deveria ser uma risada malvada)!!!


Atualização em 05/11/2014 - Clique aqui para ver o post sobre o outro curso que fiz, com a chef Renata Macena da Serendipia Gluten Free Bakery.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feiras Orgânicas - GRANDE VITÓRIA - ES

Olá Olá, Vamos falar de alimentação saudável , sustentabilidade e desenvolvimento da economia local no mesmo post? Colocando assim, a...