navbar Beatriz

sábado, 7 de junho de 2014

Hambúrguer

Sábado, final de semana...dá para chutar um pouquinho o balde, né. Fiz esse hambúrguer porque estava com vontade já há algum tempo e embora a intolerância à lactose nunca tenha me impedido de comer hambúrguer fora (sempre usei a enzima lactase ou simplesmente pedia sem queijo), a minha recente restrição de glúten na alimentação torna isso quase impossível. 

Por outro lado, fazer a carne de hambúrguer já é diversão lá em casa há alguns anos, antes mesmo da minha IL aparecer a gente já fazia, simplesmente porque é uma delícia e porque quando você faz sua própria carne, você pode escolher o tamanho! =)

Para esse, me esbaldei no Tofutti, que eu ainda não tinha provado e achei delicioso embora caro, no pão de hambúrguer sem glúten da loja Não Contém, e claro, no bacon.

Carne de Hambúrguer




Ingredientes (carne de hambúrguer):
- 600g de carne moída (usei 400g de patinho moído e 200g de filezinho suíno passado no processador)
- 1/2 cebola picada
- 1 colher de sobremesa de mostarda Dijon
- 1 ovo
- Cerca de 60g de farinha de rosca ou migalhas de pão (usei 1 fatia e 1/2 de um pão de forma sem glúten, mas quem não tiver problema com glúten pode usar qualquer um)
- 1 colher de chá de sal (ou a gosto do freguês)
- 1 punhado de salsa picada
- Pimenta do reino a gosto
- Um pouco de azeite

Modo de fazer (carne):
Misturar as carnes em uma tigela. Refogar a cebola no azeite até que ela amoleça um pouco, cerca de 5 minutos e juntar com a carne.
Adicionar o sal, pimenta do reino e salsa. Nesse ponto, eu faço uma bolinha pequena e levo à frigideira para comer, provar o tempero e ajustar se necessário.
Acrescentar o ovo e depois o pão/farinha de rosca aos poucos até dar liga porque nem sempre é necessário usar tudo.
Modelar os bifes e deixar na geladeira por cerca de 1h para ficarem mais firmes. Para empilhar, separe as carnes com papel manteiga ou plástico PVC.
Para fritar, é só esquentar um pouquinho de óleo na frigideira, colocar a carne e deixar por uns 5 minutos, virar e deixar mais uns 5 minutos. O tempo vai variar um pouco de acordo com o tamanho do hambúrguer e do ponto que cada um prefere, então você pode precisar testar.

No preparo e depois de ir à geladeira

Rendeu 7 carnes de hambúrguer de um tamanho bem razoável. 

Para montar o hambúrguer, eu usei:
- 1 pão de hambúrguer (sem glúten, da Não Contém, em BH)
- 2 fatias de bacon
- 2 fatias de Tofutti sabor 'americano'
- Tomate
- Ketchup

Linha de montagem
Aqueci um pouco o pão (porque pão sem glúten sempre fica melhor aquecido), fiz a carne e quando estava quase pronta, coloquei o queijo por cima para derreter um pouco. Montei com o bacon, tomate e o ketchup. Matei a vontade!!!

Hambúrguer com tudo que eu tinha direito

Tofutti sabor 'americano' ou cheddar



=)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feiras Orgânicas - GRANDE VITÓRIA - ES

Olá Olá, Vamos falar de alimentação saudável , sustentabilidade e desenvolvimento da economia local no mesmo post? Colocando assim, a...