navbar Beatriz

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Geleia de Morango

Meus caros, sabem qual é a época mais legal do ano???

...A época em que os morangos começam a aparecer nos mercados! \o/

Essas pequenas maravilhas vermelhas nunca falham em me trazer alegria e eu já estava há mais de um mês que nem o Burro do Shrek perguntando: "Já está na época de morangos?", "Os morangos já chegaram?", "E agora, já tem morangos?"...e por aí vai.

Nesse final de semana finalmente achei alguns, que ainda não estavam em sua melhor condição, é verdade -- alguns da caixa ainda estavam um pouco verdes e não estavam tão doces quanto sei que podem ser, mas já deu para fazer bastante coisa! E para começar, nada melhor do que o básico: Geleia de Morango (que agora não tem mais acento no "E" e eu ainda escrevo errado...sempre), também chamada de felicidade no potinho.

Finalmente eles chegaram!

Só para contar porque eu comecei fazer minha própria geleia, mesmo com tantas opções tão gostosas a venda: bom, como eu já disse aqui, sou apaixonada por geleias e compotas, então eu confesso que não sou muito comedida para comê-las. Apesar de dentro do potinho ter frutas, nas versões industrializadas sempre vem umas coisinhas a mais. Além dos conservantes e outros aditivos,  eu também nunca sabia direito a quantidade de açúcar que vinha e acabava ficando com a consciência pesada de comer com frequência no café da manhã (e no lanchinho das 10, no chá da tarde, no lanchinho depois do jantar =P), então passei a fazer em casa para ter mais controle do que tem dentro da minha geleia. 

Com isso, acabei descobrindo que geleia no fogo tem um cheiro fantástico que deixa a casa deliciosamente aconchegante, que fazer geleia é uma ótima pedida para aproveitar frutas que estão na iminência de estragar e, finalmente, que é muito mais fácil do que eu imaginava! Viciei!

Claro que ainda compro, mas tento intercalar entre comprar pronta e fazer.

Bora fazer uma geleia deliciosa?

Geleia de Morango




Ingredientes:
- 1 e 1/2 xícara de morangos picados
- 1/3 de xícara de açúcar cristal
- 2 colheres de sopa de suco de limão

Se alguém trouxer cachaça, vira outra coisa! 

Modo de fazer:
Colocar tudo em uma panela e levar ao fogo, por cerca de 10 a 15  minutos, mexendo de vez em quando.
PS. Eu lavo os morangos e já jogo direto na panela, então nunca precisei acrescentar nada de água.


No processo de virar geleia e ao final

Eu gosto de pedaços de frutas na minha geleia, por isso prefiro picar os morangos em pedaços pequenos e só deixá-los "desintegrarem" no cozimento, mas se preferir uma geleia mais lisa, pode também deixar os pedaços maiores (para dar menos trabalho na hora de picar) e bater com um mixer no final.

Essas quantidades rendem pouca geleia (cerca de um potinho e meio do iogurte sem lactose da Danúbio, vou conferir exatamente quanto é isso e depois atualizo aqui), então pode dobrar a receita. Só não se esqueça que não tem nenhum conservante, então mesmo com o açúcar todo que vai, não convém guardar por muito tempo.

Atualização em 22/06/2014: 1 potinho e meio do iogurte sem lactose da Danúbio é cerca de 130ml.

E está oficialmente aberta a temporada de morangos!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feiras Orgânicas - GRANDE VITÓRIA - ES

Olá Olá, Vamos falar de alimentação saudável , sustentabilidade e desenvolvimento da economia local no mesmo post? Colocando assim, a...