navbar Beatriz

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Wasabi e Lactose

Esses dias alguém comentou no grupo "Viva Sem Lactose" para ter cuidado com o wasabi. Não lembro qual era o tópico, só me lembro que fiquei surpresa porque para mim o wasabi era só uma raiz e não tinha nada de lactose. Até perguntei se tinha mas não tive resposta e resolvi fazer uma busca para descobrir. Encontrei pelo caminho muita informação interessante sobre o que é o wasabi e finalmente cheguei na parte de lactose.

O que acontece, de fato, é que o wasabi "original" não tem mesmo lactose. PORÉM, o wasabi "original" também cresce apenas em condições muito específicas, como citado pela chef Mari Hirata nessa reportagem, "com água de montanha corrente e fresca, nunca acima de 5°" e não bastasse isso, ainda perde seu sabor e ardor alguns minutos após ser ralado. Daí já dá para ter uma ideia de que achar wasabi de verdade nos restaurantes japoneses por aí não deve ser tarefa fácil (para não dizer que é impossível).

Wasabi de verdade. Prazer!


Mas então o que é aquela coisinha verde que vem no prato de sushi? Bom, de acordo com a Cookipedia, é comum que os "wasabi" industrializados, em pó ou em pasta, sejam uma mistura de rábano-picante (ou raiz-forte, que é diferente de wasabi de verdade) e semente de mostarda com corante verde. Embora alguns contenham o wasabi "original" em sua composição, ainda assim adicionam esses ingredientes para dar a sensação de queimação, que o wasabi perde em algum tempo de contato com o ar.

Ainda não entendi o que a lactose tem a ver com tudo isso...

É que vários "wasabi" industrializados contém também lactose em sua composição para facilitar a manipulação. E como o industrializado é provavelmente o que encontramos nos restaurantes, é bom lembrar que aquela bolinha verde no canto do prato pode conter lactose.


E quem diria que aquela coisinha verde pode ter lactose?

Aqui vale uma ressalva: a quantidade de "wasabi" que a maioria das pessoas consome em uma refeição de comida japonesa costuma ser bem pequena, então é possível que não vá afetar que tem uma intolerância moderada, mas vale saber que pode ter sim lactose escondida ali e cada um tomar as precauções de acordo com seu caso.

Eu confesso que na minha época de intolerância "amigável" eu sempre comi e nunca me fez mal e atualmente eu estou evitando qualquer coisa mais forte (como o wasabi ou pimenta), quer tenha lactose ou não, para me recuperar das crises recentes.

Espero que a informação seja útil! =)


Fontes:
http://www.cookipedia.co.uk/recipes_wiki/Wasabi
http://www.horadacomida.com.br/wasabi-nao-e-raiz-forte-diz-mari-hirata/
http://www.anastrophe.com/sushi.html
http://aredacao.com.br/guia/12045/comida-japonesa-os-principais-beneficios-e-restricoes-a-dieta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feiras Orgânicas - GRANDE VITÓRIA - ES

Olá Olá, Vamos falar de alimentação saudável , sustentabilidade e desenvolvimento da economia local no mesmo post? Colocando assim, a...