navbar Beatriz

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Cupcake de Chocolate com Recheio de Brigadeiro

Oi Pessoal,

A receita de hoje me deixou muito orgulhosa. Eu já tinha testado alguns bolos de chocolate sem glúten e ainda não tinha achado nenhum que me deixasse realmente satisfeita com o resultado. Agora cheguei em uma receita!

A ideia de usar a farinha de mandioca para um bolo veio do livro "Autismo Esperança pela Nutrição" da Cláudia Marcelino, que tem uma bela história e escreve o blog Cozinha sem glúten e sem leite. No livro era um bolo de coco, que aliás fica muito bom, e como gostei bastante da textura dele quando provei, pensei em partir daí para fazer meu bolo de chocolate, que no fim das contas virou cupcake e ganhou recheio de uma versão da "calda de brigadeiro da Mírian", que apareceu no fantástico Diário de Receitas sem Lactose.

Cupcakes de Chocolate com Recheio de Brigadeiro


Massa
Ingredientes:
- 2 e 1/2 colheres de sopa de creme vegetal (usei a Becel da tampa azul, que não tem lactose)
- 1e 1/4 de xícara de açúcar
- 2 ovos (as claras batidas em neve)
- 100 ml de leite de coco
- 1 xícara de farinha de mandioca peneirada (quanto mais fininha for a farinha, melhor)
- 1/2 xícara de cacau em pó
- 1/2 colher de sopa de fermento em pó
- 1/2 colher de café de sal

Modo de fazer:
Bater o creme vegetal com o açúcar até virar um creme. Acrescentar o leite de coco, as gemas, a farinha de mandioca (não se esqueça de peneirar!), o sal e o fermento e bater. Por fim, incorporar as claras em neve.
Colocar nas forminhas de cupcake, até atingir cerca de 2/3 da altura, ou em uma assadeira untada se preferir um bolo tradicional, e levar ao forno a 180°C. Os meus assaram por exatos 17 minutos, mas é sempre bom fazer o teste do palito.

Antes e depois de ir ao forno

Cobertura / Recheio de Brigadeiro
Ingredientes:
- 100 ml de leite de coco
- 1/2 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de cacau em pó
- 1 colher de sopa de fécula de batata (ou amido de milho)

Modo de fazer:
Dissolver a fécula de batata em um pouco do leite de coco. Juntar os demais ingredientes e levar ao fogo até engrossar. Nesse ponto, ele é uma calda, deixe na geladeira de um dia para o outro para engrossar um pouco.

Agora senta que lá vem história...

No dia seguinte, bati o "brigadeiro" na batedeira para deixá-lo mais aerado porque minha intenção era fazer uma cobertura fofa (tipo ganache) para cobrir os cupcakes. E funcionou...por um breve tempo.

Brigadeiro (antes de bater) e "Ganache" (depois de bater)

Deu até para fazer uma graça na decoração, mas depois de alguns minutos fora da geladeira, a "ganache" derreteu. =/


Mas como na cozinha tudo se transforma, meus cupcakes ganharam um delicioso recheio de brigadeiro e uma camada fina de cobertura, só para finalizar. Problema resolvido! E olha que eu não me lembro nunca de ter resolvido um problema de maneira tão gostosa como essa. =P



Ainda vou continuar procurando uma cobertura bacana para decorar meus cupcakes, mas essa receita, mesmo saindo diferente do que eu esperava, me deixou muito feliz.

E para quem quer a versão só sem lactose, acho que dá para usar a farinha de trigo na mesma quantidade, mas tem que testar. De qualquer forma, eu gostei do toque da farinha de mandioca.

P.S: A calda é coringa e se for deixá-la mais fina, como calda mesmo, pode usar menos fécula/amido.

=)

4 comentários:

  1. Lindos e apetitosos! Que bom que no final tudo deu certo! rs :) Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente legal quando a gente vai ajeitando as coisas e no final dá certo. Que bom que você gostou, Monalisa!
      Beijo

      Excluir
  2. talvez acrescentando biomassa de banana verde dê o ponto na sua cobertura....bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Radan,
      É uma ótima dica, eu não tinha pensado nessa possibilidade. Vou tentar de novo usando um pouco da biomassa e depois volto para contar se deu certo.
      Obrigada! =)

      Excluir

Feiras Orgânicas - GRANDE VITÓRIA - ES

Olá Olá, Vamos falar de alimentação saudável , sustentabilidade e desenvolvimento da economia local no mesmo post? Colocando assim, a...